Blog Layout

Quando é indicada a ablação de tireoide?

Quando é indicada a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento realizado pelo médico especialista, Dr Erivelto Volpi. Trata-se de uma alternativa minimamente invasiva, que é feita somente com anestesia local e exclui a necessidade de internação.

A ablação de tireoide é um procedimento fácil e não muito dolorido, é realizado sem a necessidade de anestesia geral ou a internação. Além disso, não requer muitas prévias recomendações, apenas um jejum de 6 horas e o paciente pode ser liberado pouco tempo após a conclusão.


Diferentemente da cirurgia habitual, a ablação de tireoide é realizada por meio de um ultrassom guiando uma agulha que está ligada a um determinado aparelho em direção ao nódulo, gerando o calor necessário para provocar a sua diminuição.


Geralmente se alcança a redução de 80% a 90% do tamanho do nódulo em apenas 1 ano, sendo sorvido pelo organismo.


É por intermédio do aparelho de ultrassom que o médico cirurgião consegue ter a base exata da área onde o módulo se encontra e isso evita que os demais espaços sejam invadidos. 


O procedimento normalmente leva cerca de 50 minutos e é isento de cortes ou cicatrizes. Ao final, o paciente precisa ficar em observação por no máximo 3 horas.

Quando realizar a ablação de tireóide?

A ablação de tireóide é um procedimento recomendado apenas para casos de nódulos benignos e só deve ser realizada sob recomendação de um médico especialista. 


Alguns fatores podem ser primordiais para a indicação da ablação de tireoide. São eles:


  • Quando o paciente possui um nódulo benigno que está gerando deformidades estéticas;
  • Caso o nódulo provoque compressão ou dificuldade para engolir;
  • Quando o nódulo acarreta em muita tosse ou alargamento do pescoço. 


É importante frisar que mesmo com os problemas indicados acima, é fundamental agendar uma consulta com o especialista para ter a certeza de que o procedimento precisa ser realizado. 

Quais são as vantagens da ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é um procedimento muito vantajoso ao paciente e uma excelente alternativa para o tratamento dos nódulos. Seus principais benefícios são:


  • Não há cortes e cicatrizes;
  • A anestesia é apenas local;
  • Tempo curto de recuperação, podendo voltar para a casa no mesmo dia;
  • Não existe a necessidade de ingerir hormônios, pois a glândula tireoide não é extraída;
  • Procedimento de curta duração, sem a exigência de internação;
  • Retomada das atividades habituais dentro de 1 a 3 dias.


Ainda que os benefícios sejam grandes, a ablação de tireoide promove um inchaço na região cervical, por isso é recomendado que o paciente faça compressas de gelo nos primeiros dias. 


É indispensável o acompanhamento com o profissional especializado e a realização de exames sempre em dia. 

Médico para ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireóide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: