Blog Layout

Qual o tempo de repouso após a ablação de tireoide?

Qual o tempo de repouso após a ablação de tireoide?

O tempo de repouso após a ablação de tireoide é fundamental para o sucesso do procedimento. Ainda que seja um tempo menor que os habituais, é importante ser seguido para evitar qualquer problema.

Os nódulos na tireoide são muito comuns e geralmente são acometidos em mulheres. Estudos mostram que cerca de 40% do sexo feminino desenvolvem esse tipo de problema, e isto acontece em razão de hormonio e genética. 


Nem sempre esses nódulos representam câncer. No entanto, mesmo caracterizado como benigno, as chances de riscos à saúde podem ser grandes, devido ao crescimento excessivo, causando compressão da estrutura cervical, dificuldade para ingerir alimentos e até mesmo tosses exageradas e desconfortos. 

Para quem é indicada a ablação de tireóide?

A ablação de tireóide é bem diferente da cirurgia convencional de remoção de tireoide, a chamada tireoidectomia que por sua vez retira a glândula totalmente e exige que o paciente seja internado e faça o uso da anestesia geral. Ao contrário dessas orientações, na ablação de tireoide o especialista irá apenas desnaturar as células, por meio de uma ação térmica.


Através do auxílio da ultrassonografia, o médico especialista insere uma agulha por intermédio da radiofrequência que emite um calor em direção ao nódulo, destruindo-o. 


Esse procedimento é recomendado aos pacientes que possuem nódulos benignos e são avaliados pelo neurocirurgião especializado.

Quais os principais benefícios da ablação de tireoide?

A ablação de tireoide é muito conhecida por ser um procedimento simples e composta por inúmeros benefícios, entre eles:


  • Realização em consultório ou sala de ultrassonografia;
  • Não há exigência de anestesia geral, somente local;
  • Procedimento simples e de curta duração;
  • Sem cortes ou cicatrizes;
  • O paciente não fica dependente de hormônios;
  • Não é necessário a internação.

Quanto tempo devo ficar de repouso após a ablação de tireoide?

Além da duração ser de no máximo 50 minutos e a observação somente de duas a três horas, o paciente ainda conta com a vantagem de ter um repouso curto após o procedimento.


O retorno para a casa acontece no mesmo dia e o paciente é liberado para retornar às atividades rotineiras num período de aproximadamente 3 dias. 


Durante o repouso, é recomendado que seja feito compressas com gelo ou água fria no local da região cervical, devido a um possível inchaço.


Ainda que o retorno à rotina seja breve, é fundamental que continue o acompanhamento com o profissional especializado, para permanecer com a saúde em dia.

Médico para ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireóide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: