Blog Layout

Quais os benefícios de ablação de tireóide por radiofrequência?

Quais os benefícios de ablação de tireóide por radiofrequência?

Conheça quais os benefícios de ablação de tireóide por radiofrequência realizado pelo especialista Dr. Erivelto Ropi, um procedimento minimamente invasivo para tratar nódulos na tireoide.

A ablação de tireoide por radiofrequência já é muito utilizada no país e consiste em um procedimento realizado por meio de um eletrodo-agulha de um milímetro de diâmetro, que guiado por um ultrassom é inserido no nódulo, gerando uma onda de calor por radiofrequência, provocando a sua diminuição até a destruição total. 


Em determinadas circunstâncias, as glândulas chegam a atingir até 500 cm³, e por isso, o paciente passa a ter dificuldades para engolir os alimentos e respirar normalmente.


O médico especialista, com o auxílio da ultrassonografia é capaz de identificar e tratar somente a área afetada e a função da tireoide não é acometida. 


Normalmente o procedimento promove a redução de 80% a 90% do tamanho do nódulo em apenas 1 ano, sendo absorvido pelo organismo.

Quando realizar ablação de tireóide por radiofrequência?

O procedimento de ablação de tireoide por radiofrequência é indicada apenas nos casos de nódulos benignos e é recomendada por um especialista quando o paciente já sofre com deformações estéticas, dificuldade na deglutição, tosse excessiva e problemas para respirar normalmente. 


Mesmo que o paciente perceba qualquer dificuldade como as mencionadas, é imprescindível que seja feita uma avaliação com o médico especialista, pois somente ele pode indicar a realização do procedimento. 

Benefícios da ablação de tireoide

A ablação de tireoide por radiofrequência é composta de numerosos benefícios, entre eles estão:


  • Procedimento de breve duração, em média 50 minutos;
  • Realizado no próprio consultório ou no espaço de ultrassonografia;
  • Não existe a necessidade de internação;
  • O paciente não passará por cortes ou cicatrizes;
  • A anestesia aplicada será somente local.


Além das vantagens destacadas, a ablação de tireoide por radiofrequência também conta com pouca preparação antes do procedimento, ou seja, não há exigências fora o jejum de 6 horas.


Outro benefício importante é o tempo de observação pós procedimento que leva no máximo 3 horas e o paciente já pode retornar para a casa e em poucos dias também pode retomar as suas atividades rotineiras.


Diferentemente do procedimento tradicional, a ablação de tireoide por radiofrequência não requer que o paciente faça a ingestão de hormônios, pois a glândula tireóide não é eliminada. 


Apesar de as vantagens serem bem numerosas, a ablação de tireoide por radiofrequência pode deixar um edema na região cervical, por esse motivo é fundamental que o paciente realize compressas com água fria ou gelo nos primeiros dias após o procedimento.

Médico para ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireóide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: