Blog Layout

Ablação de nódulos na tireoide por radiofrequência

Ablação de nódulos na tireoide por radiofrequência

A ablação de nódulos na tireoide por radiofrequência é realizada pelo Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço especializado em condições da tireoide e paratireoide.

O procedimento de ablação de nódulos na tireoide por radiofrequência, vem se tornando a principal escolha dos pacientes acometidos por essa condição. Isso porque, trata-se de uma técnica minimamente invasiva e que tem como principal finalidade a liquidação da célula. 


O objetivo desta cirurgia se dá por meio da necrose coagulativa que destrói a célula do nódulo e causa a redução significativa do volume, melhorando os sintomas. 


Atualmente, tem sido uma ótima opção para quem não deseja realizar a cirurgia tradicional, pois a ablação por radiofrequência preserva as funções da glândula e assegura mais qualidade de vida aos pacientes.

Como é realizada a ablação de tireoide?

Como é realizada a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide por radiofrequência segue os mesmos protocolos dos nódulos benignos. É realizada por meio de uma agulha fina, com a aplicação de anestesia local e sem a necessidade de cortes ou cicatrizes. 


Um equipamento moderno de ultrassom é o responsável por auxiliar o cirurgião na localização exata do nódulo. A agulha é inserida de maneira precisa até atingir o local afetado. 


Na técnica por radiofrequência, os médicos provocam uma espécie de efeito térmico que atinge as células indesejadas. Deste modo não há a extração da glândula tireóide, como ocorre na cirurgia habitual. 


Esse processo desnatura as células, pois a agulha é conectada a um aparelho específico, responsável pela criação de um calor intenso que causa a necrose das células do nódulo tireoidiano.

Quais os principais benefícios da ablação de tireoide?

Os principais benefícios da ablação de tireoide são:


  • Procedimento de curta duração;
  • Sem cortes e cicatrizes;
  • Recuperação mais rápida;
  • Não há necessidade de uso de medicamentos;
  • Anestesia local;
  • Redução das despesas com saúde;
  • Bons resultados;
  • Repetição da técnica sempre que for necessário.


Além dos benefícios destacados, vale lembrar que a ablação de tireoide por radiofrequência atinge apenas os nódulos, preservando o tecido ao redor, auxiliando no funcionamento normal.

Quais os principais cuidados para a ablação de tireoide?

Ainda que se trate de uma técnica minimamente agressiva, é importante destacar que, assim como nos demais procedimentos cirúrgicos, riscos podem existir. No entanto, há maneiras disso ser reduzido por meio dos cuidados para ablação de tireoide.


É fundamental saber que esse procedimento só pode ser realizado pelo cirurgião de cabeça e pescoço, isso porque ele é o profissional especializado pelas condições que envolvem a tireoide e possui profundo entendimento no que diz respeito a essa região do corpo. 


A cirurgia só deve ser feita após a avaliação desse médico que indicará qual a melhor solução para cada caso. Por possuir profundo conhecimento anatômico e fisiopatológico neste segmento, está preparado para lidar com eventuais intercorrências, caso existam.

Ablação de tireoide por radiofrequência

Para agendar uma consulta com o cirurgião para ablação de tireóide por radiofrequência, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: