Blog Layout

Médico para tratar nódulo na tireoide em SP

Médico para tratar nódulo na tireoide em SP

O médico para tratar nódulo na tireoide em SP é o Dr. Erivelto Volpi, cirurgião especializado nas doenças associadas às regiões da cabeça e do pescoço.

É muito comum a queixa de condições envolvendo a tireoide ou paratireoide. Normalmente, os pacientes vão ao clínico geral, bem antes de passarem por qualquer análise, exame ou atendimento especializado. 


É importante esclarecer que quando se trata de nódulos tireoidianos, existe um profissional indicado para a solução do caso, e o paciente deve procurá-lo quando notar esse tipo de problema. 


Grande parte das pessoas se confundem quando o assunto é endocrinologista e cirurgião de cabeça e pescoço, pois ambos trabalham na área da tireóide e paratireóide e costumam causar confusão na hora de obter o diagnóstico correto. 


Por esse motivo, vamos esclarecer qual é o médico que se deve procurar quando suspeitar de nódulo na tireóide.

Qual a diferença entre endocrinologista e cirurgião de cabeça e pescoço?

Os endocrinologistas atuam na parte clínica e são responsáveis pelo diagnóstico e mais diversos tipos de tratamentos associados aos problemas da tireoide e paratireoide, sejam eles pela produção excessiva de hormônios, pela não produção, e também pela formação de nódulos e tumores. 


Já os cirurgiões de cabeça e pescoço são os profissionais que agem quando há necessidade de intervenção cirúrgica dessas mesmas condições, seja pelo aumento de volume das glândulas ou também pelos tumores benignos e malignos. 


Além desses especialistas, outros também possuem papel fundamental no diagnóstico e tratamento dessas doenças, como os radiologistas que são encarregados de realizar os exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia e ressonâncias e os médicos da medicina nuclear.


Os médicos da medicina nuclear atuam por meio da realização da cintilografia da tireoide e paratireoide e também nos tratamentos de pacientes que desenvolvem hipertireoidismo e carcinomas de tireoide por intermédio do iodo-radioativo.

Quando procurar médico para tratar nódulo de tireoide em SP?

Quando é necessário procurar um médico para tratar o nódulo de tireoide?

É necessário procurar o médico para tratar nódulo de tireóide em SP ao notar sintomas comuns da doença. A maioria dos nódulos presentes na tireóide não provocam nenhum tipo de sintoma, no entanto, nódulos maiores, podem pressionar a região do pescoço, resultando em desconfortos como:


  • Dores no pescoço;
  • Sensação da presença de caroços no pescoço;
  • Dificuldade na respiração;
  • Problemas para engolir;
  • Rouquidão ou mudanças na voz. 


Quando existem nódulos que afetam ou não a função tireoideana é importante investigar a respeito da sua gravidade, se são malignos ou benignos.


Caso sejam nódulos benignos é possível realizar o tratamento pela ablação de tireoide em SP, que consiste em uma técnica pouco invasiva que é feita por meio de uma agulha inserida com a ajuda de um monitor de ultrassom. Neste procedimento o nódulo é necrosado pelo calor gerado na radiofrequência. 


Uma vez diagnosticada malignidade em um determinado nódulo, ainda que seja pequeno, é necessária a intervenção cirúrgica para a retirada da glândula.


Se você desconfia que exista um nódulo na tireoide, não deixe de consultar um médico especialista. Em caso de cirurgia, ele encaminhará para o cirurgião especializado em cabeça e pescoço para um tratamento mais eficaz.

Médico especialista em nódulo de tireóide em SP

Para agendar uma consulta com o médico especialista em nódulo de tireoide em SP, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: