Tratamento para nódulo de tireoide por radiofrequência

Tratamento para nódulo de tireoide por radiofrequência

O tratamento para nódulo de tireoide por radiofrequência é realizado pelo Dr. Erivelto Volpi, cirurgião humanizado e especializado nas doenças relacionadas às áreas da cabeça e do pescoço.

Ao receber o resultado de um exame apontado como “nódulo na tireóide" é comum se sentir inseguro e cheio de dúvidas em relação a essa condição. As perguntas como: “É grave?” “Qual o tipo de tratamento?” "Precisarei de intervenção cirúrgica?" são muito comuns.


Entretanto, é necessário ter calma e deixar nas mãos do médico especializado que irá interpretar o resultado do exame e recomendar os próximos passos. Em caso de nódulo benigno, o que é bem habitual, pode ser indicado o tratamento de tireoide por radiofrequência.


Esse tipo de tratamento é considerado um procedimento minimamente invasivo e que gera ótimos resultados em um curto espaço de tempo, podendo até mesmo ser repetido, caso haja a necessidade.

O que é um nódulo de tireoide?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, um nódulo de tireóide é caracterizado pela presença de uma massa de tecido tireoidiano que aumentou ou um cisto composto por líquido que se forma na tireoide. 


São diversos os tipos de nódulos e podem aparecer de maneira isolada ou em multiplicidade, tendo a forma de pequenos caroços. 


Quando um nódulo aparece, a maior preocupação é que ele seja maligno, no entanto, em grande parte dos casos, os nódulos nessa região costumam ser benignos. Uma mínima porcentagem tende a ser maligna, ou seja, um câncer. 


Somente um médico como o endocrinologista ou o cirurgião especializado em cabeça e pescoço que pode fornecer um diagnóstico mais preciso por meio de exames de imagem, como ultrassonografia, tomografia ou ressonância magnética.

Principais sintomas do nódulo tireoidiano

Principais sintomas do nódulo tireoidiano

A maioria dos nódulos encontrados nessa região não costumam apresentar nenhum tipo de sinal específico, e por esse motivo é muito comum que sejam descobertos durante um exame de rotina ou imagem para outros fins.


Contudo, em alguns casos, os nódulos podem se tornar bem volumosos, causando sintomas como:



  • Inchaço na região do pescoço;
  • Pressão na traqueia e esôfago;
  • Dificuldade para engolir;
  • Falta de ar;
  • Mudanças no tom de voz e/ou rouquidão. 


É fundamental que ao notar qualquer um desses indícios, o paciente procure imediatamente por atendimento médico.

Tratamento para nódulo benigno na tireoide por radiofrequência

O tratamento para nódulo benigno na tireoide por radiofrequência é uma alternativa à cirurgia convencional, que consiste na remoção total da glândula. 


Por meio da radiofrequência, o nódulo comprometido é queimado por dentro, por intermédio de uma agulha geradora de calor. O cirurgião especialista em cabeça e pescoço é guiado pelo ultrassom para que o nódulo seja localizado. 


A radiofrequência é responsável por necrosar o nódulo, criando um processo inflamatório que irá fazer com que o nódulo aumente e diminua em seguida. 


O procedimento é realizado de maneira breve e sob a aplicação de anestesia local e sedação. O paciente além de não ficar com cortes ou cicatrizes, ainda é liberado para as atividades rotineiras em até 24 horas.

Ablação de tireoide por radiofrequência

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireoide radiofrequência, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.