Apesar de nódulos na tireoide serem relativamente comuns em meio à população, a maioria dos pacientes preocupa-se com a necessidade de passar por um procedimento cirúrgico, já que ele traz consigo diversos riscos. Mas como tratar nódulo na tireoide sem cirurgia? A resposta está numa técnica conhecida como Ablação por Radiofrequência.
Diferente dos métodos em que a glândula é parcialmente ou totalmente retirada (lobectomia e tireoidectomia), a ablação é realizada apenas com a inserção de uma agulha fina dentro donódulo, sem a necessidade de cortes, pontos ou anestesia geral. Durante o procedimento, um equipamento de ultrassom permite que o cirurgião visualize o nódulo e as estruturas ao redor de forma precisa.
Através da radiofrequência é gerado um efeito de calor nas células do nódulo, provocando sua destruição e a redução de seu tamanho nos meses seguintes. A ablação de tireoide é feita em consultório ou sala de ultrassom própria para o procedimento, requer somente anestesia local e permite que o paciente retorne para casa no mesmo dia, após algumas horas de observação.
Tudo isso garante ao paciente uma solução menos invasiva, com rápida recuperação, sem cicatrizes e livre de todas as preocupações que uma cirurgia traz. Uma vez que a tireoide não precisa ser retirada, como no método cirúrgico, também não há a necessidade de reposição hormonal, o que torna a ablação de tireoide uma excelente alternativa no tratamento de nódulos.
Para agendar uma consulta com o médico para tratar tireóide, Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!
Tire suas dúvidas agora mesmo!