Blog Layout

Qual o melhor tratamento para nódulo na tireoide?

melhor tratamento para nódulo na tireoide

O melhor tratamento para nódulo na tireoide vai depender da complexidade de cada caso e somente o médico especialista pode indicar qual será eficiente. Na maioria dos casos, a ablação de tireoide por radiofrequência pode ser suficiente, em outros, será necessário a intervenção cirúrgica.

O nódulo na tireoide é um pequeno caroço que aparece na região do pescoço e normalmente é benigno, não causando problemas ou necessidade de tratamento. 


Entretanto, é indicado que qualquer nódulo seja avaliado por um médico especialista para que a causa seja investigada por meio de exames que serão realizados para que se confirme a benignidade ou ainda, se existem sinais de malignidade. 

Quais são os sinais de nódulos na tireoide?

Quais são os sinais de nódulos na tireoide

Os sinais de nódulos na tireoide são:



  • Dificuldade para engolir ou respirar;
  • Dor na garganta;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Perda de peso sem a identificação da causa;
  • Tremores e nervosismo;
  • Rouquidão ou dificuldade no tom de voz.


A maioria dos nódulos na tireoide não provocam nenhum tipo de sintoma, sendo identificados por meio da presença de um caroço no pescoço. Neste caso, é importante consultar um médico especialista para uma avaliação. 

Como tratar o nódulo na tireoide?

Como tratar o nódulo na tireoide

Para tratar o nódulo na tireoide é necessário uma avaliação do médico especialista para entender qual a gravidade do problema. Entre os tratamentos mais comuns estão:



  • Cirurgia: feita especialmente para nódulos com mais de 3 cm e nos casos de nódulos malignos é necessária para remover as células de câncer. No entanto, também podem ser realizadas para tratar os nódulos benignos quando estes causam dificuldade para respirar ou engolir;
  • Administração de medicamentos recomendados pelo médico: normalmente são utilizados nos casos aos quais os nódulos causam alterações no hormônio, provocando hipotireoidismo;
  • Ablação de tireoide: procedimento minimamente invasivo, principalmente para os casos de nódulos benignos. Consiste na necrose do nódulo por meio de uma agulha geradora de calor. 



No caso de cirurgia tradicional, pode ser necessário fazer a reposição hormonal, assim como as consultas regulares, por pelo menos 2 vezes ao ano. 


Já na ablação de tireoide, a reposição não é necessária, porém, o acompanhamento com o especialista também é recomendado. 


O melhor tipo de tratamento vai depender de cada caso, e somente o médico pode avaliar e indicar qual será mais efetivo. 

Tratar nódulos na tireoide

Para agendar uma consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço para tratar nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: