Blog Layout

Qual médico trata nódulo na tireoide?

Qual médico trata nódulo na tireoide

O médico que trata nódulo na tireoide é o cirurgião de cabeça e pescoço ou endocrinologista. Os cirurgiões de cabeça e pescoço são médicos responsáveis ​​pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de pacientes (adultos e pediátricos) com tumores benignos e malignos de cabeça e pescoço. Esta é uma especialidade médica que requer treinamento em cirurgia geral como pré-requisito.

A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta geralmente localizada na parte frontal e inferior do pescoço. A função da tireoide é produzir hormônios, que são secretados no sangue e depois transportados para todos os tecidos do corpo. 


Esses hormônios ajudam nosso corpo a usar a energia adequadamente para se manter aquecido e permitir que o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionem adequadamente.


Quando usamos o termo nódulo da tireoide, estamos nos referindo a crescimentos anormais de células da tireoide que formam protuberâncias dentro da glândula. 


A maioria dos nódulos da tireoide é benigna (mais de 90%) e apenas uma pequena porcentagem deles é diagnosticada como câncer. Para diagnosticar e tratar o câncer de tireoide em um estágio inicial, certos nódulos de tireoide requerem avaliação adicional.


Quais os sintomas de nódulo na tireoide?

Quais os sintomas de nódulo na tireoide

Na maioria dos casos, os nódulos da tireoide não apresentam sintomas. Geralmente são diagnosticados por exames de imagem (ultrassom e tomografia) ou mesmo durante exames físicos de rotina.


Embora em casos raros, pacientes com nódulos aumentados podem apresentar:

  • Dificuldade em respirar e engolir;
  • Pescoço inchado;
  • Sensação de aperto;
  • Tosse frequente sem causa aparente;
  • Nervosismos.


No entanto, em alguns casos, o nódulo começa a produzir mais tetraiodotironina (T4) do que o necessário.


Esse T4 extra é um hormônio secretado pela tireoide que causa sintomas de hipertireoidismo, como:

  • Perda de peso sem motivo aparente;
  • Tremor;
  • Alterações no batimento cardíaco;
  • Aumento da sudorese;
  • Perda de voz ou rouquidão.

Diagnóstico de nódulo na tireoide

Diagnóstico de nódulo na tireoide

O diagnóstico de nódulo na tireoide pode ser feito através da anamnese física, palpando a glândula tireoide no pescoço. Entretanto, para confirmação do quadro clínico com precisão, alguns exames são necessários.

Exames laboratoriais para tireoide

Os principais exames laboratoriais para tireoide são:

  • TSH;
  • T4 Total e/ou Livre;
  • T3 Total e/ou Livre.


Exames de imagem para tireoide

Principais exames de imagem para tireoide são:

  • Ultrassonografia;
  • Cintilografia da tireoide.


Dependendo dos resultados, a punção pode ser necessária. Durante este procedimento, uma amostra é retirada do nódulo para avaliar se é benigno ou maligno.


Tratamento para nódulo na tireoide

O tratamento para nódulo na tireoide dependerá, em grande parte dos casos, do tipo de nódulo presente. Portanto, é importante ter um diagnóstico correto para avaliar o uso de terapia medicamentosa e procedimentos como ablação de tireoide para casos benignos, assim como o tratamento cirúrgico, principalmente no caso de tumores malignos.


Cirurgião de cabeça e pescoço para tratar nódulo na tireoide

Para agendar uma consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço para tratar nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui! 

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: