A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta geralmente localizada na parte frontal e inferior do pescoço. A função da tireoide é produzir hormônios, que são secretados no sangue e depois transportados para todos os tecidos do corpo.
Esses hormônios ajudam nosso corpo a usar a energia adequadamente para se manter aquecido e permitir que o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionem adequadamente.
Quando usamos o termo nódulo da tireoide, estamos nos referindo a crescimentos anormais de células da tireoide que formam protuberâncias dentro da glândula.
A maioria dos nódulos da tireoide é benigna (mais de 90%) e apenas uma pequena porcentagem deles é diagnosticada como câncer. Para diagnosticar e tratar o câncer de tireoide em um estágio inicial, certos nódulos de tireoide requerem avaliação adicional.
Na maioria dos casos, os nódulos da tireoide não apresentam sintomas. Geralmente são diagnosticados por exames de imagem (ultrassom e tomografia) ou mesmo durante exames físicos de rotina.
Embora em casos raros, pacientes com nódulos aumentados podem apresentar:
No entanto, em alguns casos, o nódulo começa a produzir mais tetraiodotironina (T4) do que o necessário.
Esse T4 extra é um hormônio secretado pela tireoide que causa sintomas de hipertireoidismo, como:
O diagnóstico de nódulo na tireoide pode ser feito através da anamnese física, palpando a glândula tireoide no pescoço. Entretanto, para confirmação do quadro clínico com precisão, alguns exames são necessários.
Os principais exames laboratoriais para tireoide são:
Principais exames de imagem para tireoide são:
Dependendo dos resultados, a punção pode ser necessária. Durante este procedimento, uma amostra é retirada do nódulo para avaliar se é benigno ou maligno.
O tratamento para nódulo na tireoide dependerá, em grande parte dos casos, do tipo de nódulo presente. Portanto, é importante ter um diagnóstico correto para avaliar o uso de terapia medicamentosa e procedimentos como ablação de tireoide para casos benignos, assim como o tratamento cirúrgico, principalmente no caso de tumores malignos.
Para agendar uma consulta com o cirurgião de cabeça e pescoço para tratar nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou
clique aqui!
Tire suas dúvidas agora mesmo!