Blog Layout

Quando o nódulo na tireoide é preocupante?

Quando o nódulo na tireoide é preocupante

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz,  pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

A glândula tireoide é uma glândula importante no corpo humano, responsável por regular diversas funções do organismo. Em forma de borboleta, esta glândula está localizada na base do pescoço. É importante observar a presença de qualquer nódulo na área da tireoide, pois é necessário analisar se o nódulo é benigno ou maligno, podendo causar prejuízos à saúde.


A glândula tireoide pode sofrer de certas doenças, como a produção excessiva de hormônios, que podem levar ao hipertireoidismo. Por outro lado, essa produção também pode cair significativamente, o que significa hipotireoidismo. Além disso, à medida que os nódulos da tireoide se formam, a estrutura da glândula pode mudar.


Nódulos de tireoide são uma grande quantidade de tecido que cresce devido aos hormônios produzidos pelos órgãos. Eles aparecem como pequenos nódulos dentro da glândula tireoide e podem ser únicos ou múltiplos. Embora os sintomas sejam incomuns, quando o nódulo se torna maior pode causar voz rouca, dor ou dificultar a deglutição ou a respiração do paciente.


Os nódulos da tireoide podem aparecer de várias maneiras, como únicos ou múltiplos (em toda a glândula, chamado de bócio multinodular). Por outro lado, eles podem ser sólidos ou conter líquido em seu interior e são classificados como cistos.


No entanto, se a massa for grande e visível no pescoço, pode causar dificuldade para engolir. Se for pequeno, pode existir por anos sem ser notado ou sentido.

Quando o nódulo na tireoide é perigoso?

Quando o nódulo na tireoide é perigoso

O nódulo de tireoide pode ser perigoso quando maligno. No entanto, esta é uma colocação um tanto errônea, isso porque, por mais que esse quadra requeira mais atenção, qualquer questão de saúde pode trazer riscos.


O paciente não deve se apegar aos detalhes do quanto deve se preocupar, mas sim, o quanto necessita de tratamento adequado guiado por um especialista que busque proporcionar o restabelecimento da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. 

Quais são os fatores de risco para pacientes com nódulo tireoidiano?

Quais são os fatores de risco para pacientes com nódulo tireoidiano

Um dos fatores de risco para pacientes com nódulo tireoidiano é a idade, isso porque há uma chance maior de aparecimento de nódulos. Além disso, esses tipos de problemas são comuns entre as mulheres, especialmente quando elas têm mais de 50 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as mulheres têm cerca de três vezes mais chances de desenvolver a doença do que os homens.


No entanto, vale ressaltar que os nódulos podem aparecer em qualquer idade, independentemente do sexo do paciente.


A causa da maioria dos nódulos benignos é desconhecida, mas geralmente são encontrados em membros da mesma família. No entanto, acredita-se que a doença de Hashimoto (a causa do hipotireoidismo) e as deficiências dietéticas de selênio e iodo possam estar envolvidas no aparecimento de nódulos tireoidianos.


Tratamento para nódulo na tireoide

Tratamento para nódulo na tireoide

O tratamento para nódulo na tireoide dependerá do tipo e gravidade do diagnóstico, podendo ser realizado de forma conservadora, por radiofrequência ou cirúrgica.


A cirurgia geralmente é necessária quando o nódulo é grande ou começa a apresentar sintomas, e quando há suspeita de tumor maligno.


Normalmente, a cirurgia para tireoide só é realizada após a confirmação de que é câncer ou o nódulo é muito grande, ultrapassando a barreira de 3 a 3,5 cm. 


Já pacientes com nódulos benignos podem ser tratados por meio da ablação de tireoide, um procedimento realizado por meio da inserção de uma agulha que gera calor, causando a necrose do nódulo.


Especialista em nódulo na tireoide

Para agendar uma consulta com o médico especialista em nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: