A ablação de tireoide é recomendada aos pacientes que possuem nódulos tireoidianos que estejam interferindo na saúde e qualidade de vida, dificultando a respiração, causando incômodos estéticos, além de compressão na cervical.
Trata-se de uma opção menos agressiva comparada às cirurgias tradicionais e com mais vantagens.
O procedimento é realizado sem a necessidade de aplicação de anestesia geral, cortes ou cicatrizes. Não requer internação hospitalar e ainda preserva a função da glândula, trazendo menor risco de lesão de nervos.
Em grande parte dos casos, os nódulos na tireoide não provocam sintomas. No entanto, quando se manifestam podem apresentar:
Ao manifestar um ou mais sintomas destacados, é fundamental buscar por um cirurgião de cabeça e pescoço para um diagnóstico mais preciso do quadro.
Os casos aos quais a ablação de tireoide é indicada devem ser avaliados pelo médico especialista.
No entanto, quando o paciente possui um nódulo benigno que esteja causando deformidade estética, abaulamento na região do pescoço, dificuldade de deglutição e respiração, as chances de recomendação do procedimento são maiores.
Por meio de exames como a ultrassonografia, o cirurgião de cabeça e pescoço pode avaliar a condição do nódulo e qual a melhor maneira de tratá-lo.
A ablação de tireoide é realizada de forma simples e pouco dolorida, não sendo necessário preparativos, apenas jejum de 6 horas.
O médico especialista é guiado por meio de um ultrassom, no qual uma agulha está conectada, alcançando o nódulo com problemas, fazendo ele ser encolhido por meio do calor gerado por essa agulha.
Esse encolhimento acontece de forma gradual, e o esperado é que se atinja 80% a 90% de redução do tamanho desse nódulo em 1 ano, bem como as taxas de remissão.
O tratamento é feito com aplicação de anestesia local ou sedação leve, e o paciente é liberado para casa pouco tempo depois da finalização, podendo retomar as atividades habituais.
Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou
clique aqui!
Tire suas dúvidas agora mesmo!