Blog Layout

Como funciona a ablação de tireoide?

A ablação de tireoide funciona como um procedimento pouco invasivo e quase indolor, no qual o médico é guiado por um aparelho de ultrassom, que está conectado a uma agulha geradora de calor, até o nódulo que será reduzido e absorvido pelo organismo. 

A ablação de tireoide é recomendada aos pacientes que possuem nódulos tireoidianos que estejam interferindo na saúde e qualidade de vida, dificultando a respiração, causando incômodos estéticos, além de compressão na cervical. 


Trata-se de uma opção menos agressiva comparada às cirurgias tradicionais e com mais vantagens. 


O procedimento é realizado sem a necessidade de aplicação de anestesia geral, cortes ou cicatrizes. Não requer internação hospitalar e ainda preserva a função da glândula, trazendo menor risco de lesão de nervos. 

Quais são os sintomas de nódulos na tireoide?

sintomas de nódulos na tireoide

Em grande parte dos casos, os nódulos na tireoide não provocam sintomas. No entanto, quando se manifestam podem apresentar:



  • Dificuldade no ato de engolir e na respiração;
  • Inchaço na região do pescoço;
  • Sensação de compressão;
  • Tosse excessiva.


Ao manifestar um ou mais sintomas destacados, é fundamental buscar por um cirurgião de cabeça e pescoço para um diagnóstico mais preciso do quadro. 

Em quais casos a ablação de tireoide é indicada?

quais casos a ablação de tireoide é indicada

Os casos aos quais a ablação de tireoide é indicada devem ser avaliados pelo médico especialista. 


No entanto, quando o paciente possui um nódulo benigno que esteja causando deformidade estética, abaulamento na região do pescoço, dificuldade de deglutição e respiração, as chances de recomendação do procedimento são maiores. 


Por meio de exames como a ultrassonografia, o cirurgião de cabeça e pescoço pode avaliar a condição do nódulo e qual a melhor maneira de tratá-lo. 

De que forma é realizada a ablação de tireoide?

De que forma é realizada a ablação de tireoide

A ablação de tireoide é realizada de forma simples e pouco dolorida, não sendo necessário preparativos, apenas jejum de 6 horas.


O médico especialista é guiado por meio de um ultrassom, no qual uma agulha está conectada, alcançando o nódulo com problemas, fazendo ele ser encolhido por meio do calor gerado por essa agulha.


Esse encolhimento acontece de forma gradual, e o esperado é que se atinja 80% a 90% de redução do tamanho desse nódulo em 1 ano, bem como as taxas de remissão.


O tratamento é feito com aplicação de anestesia local ou sedação leve, e o paciente é liberado para casa pouco tempo depois da finalização, podendo retomar as atividades habituais.

Médico para ablação de tireoide

Para agendar uma consulta com o médico para ablação de tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: