Blog Layout

Como identificar um nódulo na tireoide?

Como identificar um nódulo na tireoide

O nódulo na tireoide pode ser identificado por meio de exame de imagem como ultrassonografia, que além de diagnosticar o nódulo, também detecta problemas como hipertireoidismo, hipotireodismo e lesões focais. Somente o médico especialista pode recomendar exames se houver suspeita de nódulo na tireoide. 

A glândula tireoide é fundamental para o bom andamento das funções do corpo. Ela fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do conhecido popularmente como “gogó”.


A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) que são responsáveis pelas funções de órgãos como rins, cérebro e coração.


Quando alguma inflamação surge na glândula tireoide pode ocasionar em problemas que diminuem a capacidade funcional ou aceleramento de suas funções, causando hipotireoidismo ou hipertireoidismo.

Quais problemas podem ser encontrados na tireoide?

Quais problemas podem ser encontrados na tireoide

Diversos problemas podem ser encontrados na tireoide, e normalmente se apresentam por meio de sintomas como:



  • Variação de ciclo menstrual;
  • Ganho ou perda excessiva de peso;
  • Cansaço extremo;
  • Ressecamento da pele;
  • Aumento das taxas de colesterol.


Também é comum encontrar nódulos na tireoide que podem ou não desaparecer ao longo do tempo. No entanto, é necessário realizar exames para saber se esses nódulos são malignos ou benignos.

Qual exame identifica o nódulo na tireoide?

Qual exame identifica o nódulo na tireoide

O exame que identifica o nódulo na tireoide é o de imagem que pode auxiliar na detecção e diagnóstico de problemas como hipertireoidismo, hipotireodismo e dos nódulos conhecidos como lesões focais.


Uma vez identificada a suspeita do nódulo, o melhor exame para a confirmação é o ultrassom na região cervical que auxilia no diagnóstico de nódulos malignos ou benignos e ainda avalia os gânglios e as glândulas salivares. 


Outros exames laboratoriais podem ser indicados pelo especialista, bem como o melhor tipo de tratamento para cada caso. 

Quais os tratamentos para nódulos na tireoide?

tratamentos para nódulos na tireoide

Os tratamentos para nódulos na tireoide dependerão do tipo identificado por meio da avaliação dos especialistas e exames recomendados. 


Portanto, é importante ter um diagnóstico preciso para saber qual o melhor procedimento para cada quadro. 


O médico especialista poderá indicar a administração de medicamentos, procedimentos como ablação de tireoide e intervenção cirúrgica, especialmente em casos de nódulos malignos. 

Médico para diagnóstico de nódulo na tireoide

Para agendar uma consulta com o médico para diagnóstico de nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: