A glândula tireoide é fundamental para o bom andamento das funções do corpo. Ela fica localizada na parte da frente do pescoço, logo abaixo do conhecido popularmente como “gogó”.
A tireoide é responsável pela produção de dois hormônios, o T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina) que são responsáveis pelas funções de órgãos como rins, cérebro e coração.
Quando alguma inflamação surge na glândula tireoide pode ocasionar em problemas que diminuem a capacidade funcional ou aceleramento de suas funções, causando hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
Diversos problemas podem ser encontrados na tireoide, e normalmente se apresentam por meio de sintomas como:
Também é comum encontrar nódulos na tireoide que podem ou não desaparecer ao longo do tempo. No entanto, é necessário realizar exames para saber se esses nódulos são malignos ou benignos.
O exame que identifica o nódulo na tireoide é o de imagem que pode auxiliar na detecção e diagnóstico de problemas como hipertireoidismo, hipotireodismo e dos nódulos conhecidos como lesões focais.
Uma vez identificada a suspeita do nódulo, o melhor exame para a confirmação é o ultrassom na região cervical que auxilia no diagnóstico de nódulos malignos ou benignos e ainda avalia os gânglios e as glândulas salivares.
Outros exames laboratoriais podem ser indicados pelo especialista, bem como o melhor tipo de tratamento para cada caso.
Os tratamentos para nódulos na tireoide dependerão do tipo identificado por meio da avaliação dos especialistas e exames recomendados.
Portanto, é importante ter um diagnóstico preciso para saber qual o melhor procedimento para cada quadro.
O médico especialista poderá indicar a administração de medicamentos, procedimentos como ablação de tireoide e intervenção cirúrgica, especialmente em casos de nódulos malignos.
Para agendar uma consulta com o médico para diagnóstico de nódulo na tireoide, o Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp: (11) 98865-9731 ou clique aqui!
Tire suas dúvidas agora mesmo!