Blog Layout

Como tratar nódulo benigno na tireoide?

Como tratar nódulo benigno na tireoide

O principal tratamento para nódulo benigno tireoide é a ablação de tireoide, um procedimento minimamente invasivo realizado a partir da radiofrequência que necrosa o nódulo e conserva as funções do órgão.

A técnica ablação de tireoide por radiofrequência é utilizada para tratar nódulos benignos na tireoide através da radiofrequência. O procedimento é realizado sob anestesia local com o paciente acordado. Os médicos usam o ultrassom para localizar os nódulos a serem tratados e usam o mesmo dispositivo para posicionar a agulha de radiofrequência dentro de cada nódulo e vai reposicionando-o simultaneamente à medida que o tratamento ocorre.


O tempo de tratamento pode variar de 30 minutos a cerca de uma hora e meia, dependendo do número de lesões e do tamanho das lesões a serem tratadas.


Após a cirurgia, o paciente recebeu alta após cerca de 30 minutos com curativo tópico.


Por se tratar de um tratamento sem incisão, a recuperação é muito rápida, podendo o paciente retomar as atividades diárias cerca de 48 horas após o tratamento.

A ablação de tireoide funciona?

ablação de tireoide funciona

Sim, a ablação da tireoide funciona! O procedimento reduz os nódulos em cerca de 70%, e as células mortas são naturalmente absorvidas pelo corpo do paciente logo após o término do procedimento. No entanto, este efeito aparece cerca de um mês após a cirurgia, com desaparecimento total em um ano.

O nódulo benigno na tireoide pode voltar depois da ablação?

nódulo benigno na tireoide pode voltar depois da ablação

Os nódulos benignos na tireoide não voltam após a ablação de tireoide por radiofrequência. O que pode acontecer é que ela não atinge o tamanho ideal para ser absorvida pelo organismo e, portanto, pode ser necessário outro tratamento de ablação da tireoide.


Vale ressaltar que alguns pacientes podem apresentar novos nódulos benignos e até malignos na tireoide, mas não necessariamente apresentam relação com o específico tratado. 

Quais os benefícios da ablação para nódulo benigno na tireoide?

benefícios da ablação para nódulo benigno na tireoide

Além de ser uma técnica minimamente invasiva, a ablação da tireoide tem muitos outros benefícios como:



  • Procedimento que não deixa marcas ou cicatrizes -  Por ser uma técnica realizada com o auxílio de agulhas ultrafinas, não há cicatriz. O paciente sai do centro cirúrgico com apenas um curativo;
  • Anestesia local: Para ablação da tireoide, apenas anestesia local é necessária;
  • Liberação: Alta em até 24 horas após a cirurgia e retorno às atividades diárias.


No entanto, a maior vantagem desse procedimento é a destruição do tecido nodular, deixando o tecido normal intacto. O que confere ao método uma propriedade única inclui o tratamento de nódulos danificados sem alterar a função hormonal. É por esta razão que os pacientes não precisam de terapia de reposição hormonal.

Médico para tratar nódulo benigno na tireoide

O médico para tratar nódulo benigno na tireoide em SP e região é o Dr. Erivelto Volpi, médico cirurgião de cabeça e pescoço. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: