Blog Layout

O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?

O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide?
O que é a Ablação por Radiofrequência de Tireoide? O Dr. Erivelto Ropi especialista em ablação da tireoide explica que a ablação por radiofrequência de tireoide é um procedimento minimamente invasivo, para tratar doenças na tireóide, feito sob anestesia local e eventualmente sedação, sem necessidade de anestesia geral, e sem necessidade de internação. 

Através de um eletrodo-agulha de um milímetro de diâmetro, que é inserido no nódulo e guiado por um ultrassom, é gerada uma onda de calor por radiofrequência, onde é controlada a intensidade do calor e o local onde ele atua. 

Dessa maneira é possível, através do ultrassom, ter uma idéia precisa da área tratada e da eficácia da radiofrequência. Neste procedimento não há a necessidade de cortes, e a função da tireoide não é afetada.

A duração da Ablação acontece em torno de 45 a 50 minutos, e o paciente permanece em observação por cerca de 2 horas, quando então retorna para casa. 

Seu retorno às atividades normais do dia-a-dia já acontece no dia seguinte ao procedimento na imensa maioria dos pacientes.

Central de atendimento

Para agendar uma consulta com o médico que trata tireóide em São Paulo, o Dr. Erivelto Ropi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: