Blog Layout

Como é feita a ablação de tireoide?

Como é feita a ablação de tireoide?

Entenda como é feita a ablação de tireoide, um procedimento relativamente novo no Brasil, mas já validado em países como Coreia do Sul e Itália, e que surgiu como uma alternativa menos invasiva, dispensando a necessidade de anestesia geral e internação, realizada pelo Dr. Erivelto Volpi.

Ao contrário da tradicional cirurgia para remoção da tireoide, conhecida como tireoidectomia, que. exige internação hospitalar e anestesia geral, a ablação de tireoide é feita em consultório ou sala de ultrassonografia específica para o procedimento, e requer apenas anestesia local, permitindo a liberação do paciente no mesmo dia.


Na ablação de tireoide uma agulha é inserida diretamente no nódulo, e é acompanhada por equipamentos de ultrassom. Através de radiofrequência, a agulha emite um calor que provoca a destruição do nódulo, fazendo com que ele reduza de tamanho nos meses seguintes. Isso ocorre porque o calor transforma o nódulo em um tecido inerte, que com o passar do tempo será absorvido pelo organismo.


Através do ultrassom, o cirurgião tem ideia exata da área do nódulo, o que garante mais precisão e evita que as áreas sadias sejam atingidas. O procedimento dura de 45 a 50 minutos e requer observação somente de duas a três horas, e após retornar para casa, na maioria dos casos o paciente está liberado para suas atividades normais dentro de um a três dias.

Agendar consulta com especialista em ablação de tireóide

Para agendar uma consulta com médico especialista em ablação de tireóide, Dr. Erivelto Volpi, basta entrar em contato com a central de atendimento através do WhatsApp (11) 98865-9731 ou clique aqui!

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: