Eventualmente, pode ser recomendado pelo médico cirurgião a suspensão do uso de algum medicamento - como os anticoagulantes - de acordo com o quadro do paciente.
Ainda, é ideal que o paciente não tencione o pescoço antes da cirurgia, devendo agir com cautela no dia anterior ao tratamento.
O essencial, quando for realizar a Ablação de Tireoide, é procurar por um profissional qualificado, e confiar nas recomendações feitas por ele, pois vão ser realizadas de acordo com as necessidades do paciente.
A ablação é realizada com a introdução de uma agulha diretamente no interior do nódulo da tireoide. A agulha está ligada a um gerador de radiofrequência, e consegue, com o uso do calor, reduzir o tamanho do nódulo sem alterar o funcionamento da glândula tireoide. O procedimento pode durar de 45 minutos a duas horas.
A Ablação de Tireoide não necessita de internação, e o paciente pode voltar para casa no mesmo dia do procedimento, permanecendo apenas por algumas horas em observação.
Pode ser indicada uma ou mais sessões do procedimento, a depender da quantidade e do volume dos nódulos. Não há um número máximo de sessões que podem ser realizadas, e podem ser tratados mais de um nódulo na mesma sessão.
O procedimento é indicado para fazer a retirada de nódulos benignos na tireoide que, pelo tamanho ou localização, já estão incomodando o paciente.
A anestesia utilizada na Ablação de Tireoide por radiofrequência é a anestesia local combinada com sedação a sedação é similar à utilizada em exames comuns, como endoscopia e colonoscopia.
Uma vez que não é utilizada a anestesia geral, não há necessidade de internação, e o paciente recebe alta no mesmo dia. Além disso, após a ablação é possível retornar às suas atividades em cerca de três dias, observando-se, sempre, o pós operatório recomendado pelo médico cirurgião.
As vantagens da Ablação de Tireoide em comparação ao procedimento cirúrgico aberto são: é uma cirurgia minimamente invasiva, segura, rápida, eficaz, não necessita de internação e nem anestesia geral, não deixa cicatriz e não há necessidade de realizar reposição hormonal, pois essa técnica preserva a função da tireoide.
Ademais, a Ablação de Tireoide apresenta os mesmos resultados positivos que a cirurgia comum, porém se mostra muito mais segura. Alguns estudos demonstram que o risco de causar lesão aos nervos da voz durante a Ablação de Tireoide por radiofrequência é menos de meio por cento, ao passo que, na cirurgia aberta, a chance é de três por cento.
O médico para ablação de tireoide em SP e região é o Dr. Erivelto Volpi, médico cirurgião de cabeça e pescoço. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.
Tire suas dúvidas agora mesmo!