Não se sabe exatamente o que causa os nódulos da tireoide, mas eles são muito comuns. Por volta dos 60 anos, cerca de metade da população desenvolverá nódulos tireoidianos, que podem ser diagnosticados por meio de exame físico ou exame de imagem. Felizmente, mais de 90% desses nódulos são benignos. A tireoidite de Hashimoto é a causa mais comum de hipotireoidismo e está associada a um risco aumentado de nódulos tireoidianos. A deficiência de iodo, conhecida como bócio, também é uma causa de nódulos tireoidianos
A tireoide é uma glândula endócrina em forma de borboleta, geralmente localizada na parte frontal e inferior do pescoço. A função da tireoide é produzir hormônios, que são secretados no sangue e depois transportados para todos os tecidos do corpo. Esses hormônios ajudam nosso corpo a usar a energia adequadamente para se manter aquecido e permitir que o cérebro, o coração, os músculos e outros órgãos funcionem adequadamente.
Quando usamos o termo nódulo de tireoide, queremos dizer um crescimento anormal das células da tireoide que forma uma protuberância dentro da glândula. A grande maioria dos nódulos da tireoide é benigna (mais de 90%) e apenas uma pequena porcentagem é diagnosticada como câncer. Para diagnosticar e tratar o câncer de tireoide precocemente, alguns nódulos tireoidianos requerem algum tipo de avaliação adicional.
O nódulo na tireoide geralmente não causa sintomas perceptíveis, mas em alguns casos pode causar inchaço no pescoço, dificuldade para engolir, rouquidão, dor ou desconforto na região do nódulo. Se você suspeitar de um nódulo na tireoide, é importante consultar um médico para avaliação e possível diagnóstico.
Alguns sintomas comuns de um nódulo na tireoide incluem:
No entanto, é importante lembrar que muitos nódulos na tireoide são benignos e não apresentam sintomas. Portanto, é importante consultar um médico para avaliar qualquer inchaço na área da tireoide e determinar se é necessário realizar exames adicionais.
O diagnóstico de um nódulo na tireoide geralmente começa com uma avaliação clínica e física por um médico. Alguns dos exames usados para diagnosticar um nódulo na tireoide incluem:
O tratamento para um nódulo na tireoide depende dos resultados dos exames e da avaliação médica. Alguns nódulos podem ser monitorados de perto, enquanto outros podem requerer cirurgia ou terapia com iodo radioativo. É importante consultar um médico para obter uma avaliação e tratamento adequados.
O médico para tratar nódulo na tireoide em SP é realizado pelo Dr. Erivelto, para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento, através do WhastApp (11) 98865-9731.
Tire suas dúvidas agora mesmo!