Blog Layout

Quais os cuidados após a Ablação de Tireoide?

cuidados após a Ablação de Tireoide

Os cuidados após a ablação da tireoide são bastante simples, é indicado o repouso nas primeiras 24 horas após o procedimento, com o uso de compressas frias para diminuir o inchaço. O paciente deve evitar comer alimentos que sejam muito duros ou difíceis de engolir nos dias logo após o procedimento, para evitar irritação. Manter uma alimentação saudável e hidratar-se também é essencial. 

A Ablação de Tireoide por radiofrequência é um procedimento minimamente invasivo, que consiste em destruir os nódulos presentes na tireoide através de calor, com o auxílio de uma agulha. Guiado por ultrassonografia, o médico cirurgião posiciona a agulha no interior do nódulo e produz calor para destruí-lo, cauterizando somente o nódulo, que se transforma em coágulo e é reabsorvido pelo organismo.


Uma vez que é realizado apenas com a introdução da agulha, a Ablação de Tireoide não possui corte, o que facilita na recuperação. Para realizar o procedimento, não há necessidade de internação, o paciente permanece em observação por algumas horas e recebe alta no mesmo dia. Normalmente, a pessoa que se submeteu à Ablação de Tireoide volta às suas atividades normais em até três dias.


A Ablação de Tireoide é rápida, eficaz, não deixa cicatriz e não há necessidade de realizar reposição hormonal, pois essa técnica preserva a função da tireoide. Além disso, apresenta os mesmos resultados positivos que a cirurgia comum de forma muito mais segura.

Cirurgião de cabeça e pescoço para ablação de tireoide em SP

O médico cirurgião especialista em cirurgia de cabeça e pescoço em São Paulo e região é o Dr. Erivelto Volpi, profissional experiente no cuidado com as doenças da tireoide. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: