A ablação do nódulo da tireoide é uma alternativa à cirurgia tradicional chamada tireoidectomia, que pode causar cicatrizes além do desconforto e complicações comuns de uma cirurgia.
Na ablação da tireoide, o procedimento é muito mais simples e não há dor e nenhum tipo de cicatriz. Consiste na tecnologia de radiofrequência na qual o nódulo é destruído em vez de removido, preservando a glândula e suas funções.
A ablação da tireoide é realizada sob anestesia local e, às vezes, sedação leve sem hospitalização. Ao colocar eletrodos, como agulhas, sob orientação de ultrassom, os médicos podem tratar apenas os nódulos sem afetar o restante da tireoide.
A ablação de tireóide pode levar de seis meses a um ano para apresentar resultados de eficiência. A resposta a esse processo não é instantânea, e os nódulos diminuem gradativamente até desaparecerem completamente.
Pacientes submetidos à ablação de nódulo de tireoide não necessita de hospitalização, muito menos cortes ou cicatrizes. Todo o procedimento pode ser realizado em consultório clínico ou ambiente laboratorial, sob sedação e apenas com curativo.
A ablação de tireoide por radiofrequência é indicada para pacientes com sintomas decorrentes do nódulo, como: aumento do pescoço, disfagia, tosse excessiva, rouquidão, problemas estéticos, etc.
No entanto, mesmo que o próprio paciente perceba essas pequenas complicações, ele deve ser avaliado por um especialista para indicações de cirurgia.
A ablação de nódulos possui uma série de benefícios como:
Além dos benefícios já citados, a ablação de nódulos tireoidianos também não requer preparo prévio do paciente, apenas jejum de 6 horas.
Outra vantagem é que, ao destruir o nódulo em vez de removê-lo, o paciente não precisa tomar hormônios.
O médico especialista em ablação de tireoide em SP e região é o Dr. Erivelto Volpi, médico cirurgião de cabeça e pescoço. Para agendar uma consulta basta entrar em contato com a central de atendimento pelo WhatsApp: (11) 98865-9731.
Tire suas dúvidas agora mesmo!