DR. ERIVELTO

MÉDICO DE TIREOIDE EM SÃO PAULO

O médico, 
O professor, 
O pesquisador,
O ser-humano

Dr. Erivelto Volpi


Olá, meu nome é Erivelto Volpi e sou Cirurgião de Cabeça e Pescoço, especializado em doenças da tireoide e da paratireoide. Hoje exerço minhas atividades profissionais nos meus consultórios em São Paulo e no ABC, no Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz e no Hospital e Maternidade Santa Joana, em um serviço especializado em doenças da tireoide na gravidez. Também sou Professor na Faculdade Cetrus, onde sou responsável por um Curso de Pós-Graduação em Doenças da Tireoide e da Paratireoide e também organizo um Curso sobre Ablação de Nódulos de Tireoide por Radio-Frequência. Durante 30 anos trabalhei no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP e gostaria de compartilhar com você minha trajetória profissional.

MÉDICO COM MAIS DE 30 ANOS DE PROFISSÃO 

Me graduei em Medicina em 1986 pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e, em 1987, fui aprovado por concurso para Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP, onde após dois anos cumprindo o programa nesta residência, prestei novo concurso, sendo aprovado em 1o. lugar para Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço neste mesmo Hospital. Após este período de quatro anos, dois anos de residência médica em Cirurgia Geral e mais dois anos de residência em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1987-1990), iniciei minhas atividades profissionais.

Nestes mais de 30 anos de profissão, atuei em diversos hospitais: fui médico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), médico do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho (IAVC) e do Hospital de Ensino da Faculdade de Medicina do ABC (Hospital Anchieta), entre tantos outros. De 1991 a 2017, trabalhei no Hospital das Clínicas da USP como médico assistente comissionado no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com atividades voltadas para assistência aos pacientes, ensino para médicos, residentes, estagiários estrangeiros e alunos de graduação, além de participar de vários projetos de pesquisa, que me ajudaram a me tornar no profissional que sou hoje

Pesquisas que mudaram procedimentos médicos

No Hospital das Clínicas da USP também ajudei a fundar a Associação dos Pós-Graduandos da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da USP, além de ajudar na organização de eventos científicos e escrever capítulos para livros editados pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital, entre outras atividades.

Pude também participar do desenvolvimento de novas tecnologias cirúrgicas, como as tireoidectomias minimamente invasivas e a monitorização intraoperatória dos nervos laríngeos. Essas pesquisas levaram ao desenvolvimento da minha tese de doutorado, em 2011, cujo o tema foi o Uso do Sistema de Monitoramente Intra-Operatório dos Nervos Laríngeos em Tireoidectomias, uma técnica para auxiliar na segurança das cirurgias, hoje amplamente utilizada em nosso país.

A busca por tratamentos eficientes e menos agressivos me levaram em 2012 a Pisa, na Itália para meu treinamento em tireoidectomias minimamente invasivas e em 2018 à Seul (Coréia do Sul), para aprender a técnica de Ablação de Nódulos de Tireoide por Rádio-Frequência, um procedimento inovador e que substitui com vantagens a cirurgia convencional quando bem indicado; hoje esta técnica está consagrada em nosso país, e já treinamos vários médicos de todo o Brasil e da América Latina para poderem realizar este procedimento no seu dia-a-dia.

Essa relação com a pesquisa e o ensino médico me levaram, em 2006, junto com outros colegas, a organizar um evento muito importante: o Thyroid Cancer International Meeting, um dos eventos científicos mais importantes relacionado ao câncer de tireoide no nosso país. Também sou o organizador do SIADTI– Simpósio Internacional de Atualização em Doenças da Tireoide, entre outros eventos que já ajudei a organizar, mais recentemente, fundamos a Academia da Tireoide, um centro de educação médica em doenças da tireoide, para ajudar todos os médicos que desejam se aprofundar no estudo desta importante glândula.

REPRESENTANTE BRASILEIRO NOS MAIORES COMITÊS CIENTÍFICOS DO MUNDO 

Hoje, sou o responsável pelo comitê de relações internacionais da Sociedade Americana de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, e membro do comitê de cirurgia endócrina da Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a maior sociedade médica da especialidade do mundo. Também sou membro da força-tarefa Panamericana da Associação Americana de Cirurgia Endócrina e do comitê de cirurgia da Sociedade Latino-Americana de Tireoide e também atuo como Editor Convidado da revista médica Frontiers in Endocrinology Já fui membro do comitê de pesquisa da Associação Americana de Tireoide, e editor associado da revista Clinical Thyroidology uma das revistas desta importante sociedade, também atuei por 8 anos na diretoria da Sociedade Latino Americana de Tireoide onde ajudei a fundar a força-tarefa em cirurgia de tireoide e a Kocher Conference, um foro de discussão cirúrgica durante os congressos desta sociedade..

Formando novos médicos

De 1994 a 2014 participei como professor convidado, do curso de cirurgia de cabeça e pescoço da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP, e em 2015, fui convidado a dar aulas na Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Com a inauguração dos Campus fora de sede em 2017 fui convidado a ser coordenador do campus da Uninove em São Bernardo do Campo, cargo que exerci até junho de 2018. Fui professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço até dezembro de 2019 nesta Universidade.

No início de 2020 tive o convite da Faculdade CETRUS para organizar um curso de Pós-Graduação latu senso em Ablação por Radiofrequência, onde tive a oportunidade de treinar vários médicos nesta técnica inovadora até 2022. Desde 2023 ajudo a organizar um curso semelhante no Intituto do Cancer Arnaldo Vieira de Carvalho - IAVC, treinando médicos de várias especialidades de todo o Brasil.

Toda esta experiência me levou a editar três livros: Câncer da Tireoide – Abordagem Multidisciplinar, Cirurgia da Tireoide e da Paratireoide e Câncer da Tireoide - Fisiopatologia, Diagnóstico e Tratamento, além de ser autor de diversos capítulos em livros nacionais e internacionais e ser convidado para dar aulas em eventos no Brasil e no exterior, como: México, Equador, Colômbia, Argentina, Itália, Coreia do Sul, Dubai, Inglaterra e Estados Unidos.

“Mas honestamente, devo dizer que, entre tantas atividades, a que me dá mais prazer e a mais importante, é sem dúvida, o privilégio de poder cuidar dos meus pacientes e aplicar tudo o que aprendi ao longo dos anos para oferecer o melhor tratamento possível. Hoje, nossa equipe é formada por profissionais com sólida formação médica e temos condições de oferecer aos nossos pacientes tratamentos humanizados e individualizados, minimamente invasivos e com os melhores resultados possíveis, dentro de um rigoroso padrão técnico e científico”.

Veja mais em meu curriculum lates
Share by: