Blog Layout

Tratamentos para o câncer de tireoide

Quais são as opções de tratamento para o câncer de tireoide?
O câncer de tireoide hoje tem algumas formas de tratamento que podem e devem ser oferecidas aos pacientes. Mas é muito importante que você saiba que nem todas as formas de tratamento são adequadas para todos os pacientes! Existem critérios rigorosos e muito bem estabelecidos para que o paciente receba uma determinada opção, ou mais de uma, e possa, junto com o seu médico, escolher o melhor caminho a seguir. 

Maneiras mais comuns de tratar os tumores malignos de tireoide

Vamos aqui de uma maneira bem ampla, a título de orientação, citar as maneiras mais comuns de tratar os tumores malignos de tireoide.

Observação Ativa

Nesta situação, após o diagnóstico de câncer de tireoide, pode ser oferecida apenas a observação ativa, ou seja, não é realizado nenhum tratamento específico, devendo o paciente ser avaliado com mais frequência, com realização de exames periódicos num período mais curto, observando-se a evolução da doença, para definir o melhor momento para um eventual tratamento definitivo. Esta opção pode ser oferecida apenas para pacientes com carcinomas papilíferos menores que um centímetro, em localizações específicas dentro da tireoide e varia de acordo com a idade, sexo e condições de saúde do paciente.

Ablação por Radiofrequência

Hoje, esta opção terapêutica está amplamente respaldada na literatura médica como forma segura e eficaz para pacientes portadores de tumores malignos iniciais da tireoide. Ainda pode ser indicada para pacientes que apresentam contraindicação para cirurgia, ou ainda em pacientes que tem doença avançada e irressecável cirurgicamente como forma de aliviar os sintomas.

Cirurgia

É o tratamento clássico e mais eficaz para a maioria dos tumores malignos da tireoide. A extensão da cirurgia (tireoidectoma parcial, total ou com esvaziamento cervical) vai depender do estadiamento clínico, que é a avaliação da extensão e agressividade do tumor. Falaremos mais sobre a cirurgia em outras publicações aqui no nosso site.

Iodoterapia

A iodoterapia é um tratamento complementar à cirurgia, nunca é indicada como forma exclusiva de tratar um câncer de tireoide e só é eficaz quando a tireoide é completamente removida (ou seja, está contraindicada em cirurgias parciais da tireoide) e numa determinada linhagem celular dos cânceres de tireoide (os chamados carcinomas diferenciados de tireoide).

Quimioterapia e Radioterapia

São tratamentos de exceção, que muito raramente são indicados como alternativa para tratar os cânceres de tireoide. Normalmente são utilizadas apenas para pacientes em estágios avançados da doença que já foram submetidos a outras formas de tratamento.

Compartilhe o conteúdo!

Tire suas dúvidas agora mesmo!

FALAR COM DR. ERIVELTO
Qual é a diferença entre uma tireoidectomia parcial e total?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
A tireoidectomia parcial remove parte da tireoide, preservando sua função, enquanto a total retira toda a glândula, exigindo reposição hormonal.
Quando é necessário fazer a remoção completa da tireoide?
23 de dezembro de 2024
A remoção completa da tireoide é necessária em casos de câncer, nódulos grandes, hipertireoidismo grave ou doenças autoimunes que comprometem a função tireoidiana.
Quem tem hipotireoidismo pode fazer ablação por radiofrequência?
Por Dr. Erivelto Volpi 23 de dezembro de 2024
Pacientes com hipotireoidismo podem fazer ablação por radiofrequência, desde que os níveis hormonais estejam controlados e com acompanhamento médico contínuo.
Share by: