Dr. Erivelto Volpi, cirurgião de cabeça e pescoço

Olá, obrigado por visitar o meu site.

Meu nome é Erivelto Volpi e sou cirurgião de cabeça e pescoço. Hoje exerço minhas atividades profissionais nos meus consultórios em São Paulo e ABC e no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, além de ser professor de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e, em setembro de 2017, assumi a coordenação do Curso de Medicina do Campus de São Bernardo do Campo. Durante 30 anos atuei no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Gostaria de compartilhar com você minha trajetória: me graduei em medicina em 1986 pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos e, em 1987, fui aprovado por concurso para Residência em Cirurgia Geral no Hospital das Clínicas da USP, onde após dois anos, cumprindo o programa nesta residência, prestei um novo concurso, sendo aprovado em 1o. lugar para a Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço, onde fiz meu treinamento nesta especialidade por mais dois anos. Após este período de quatro anos – dois anos em Cirurgia Geral e dois em Cirurgia de Cabeça e Pescoço (1987-1990) – iniciei minhas atividades profissionais. Nestes quase 30 de profissão, atuei em diversos hospitais: fui médico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), médico do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho e do Hospital de Ensino da Faculdade de Medicina do ABC (Hospital Anchieta), entre outros. Desde 1991, trabalho no Hospital das Clínicas da USP como médico assistente comissionado no Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, com atividades voltadas para assistência aos pacientes, ensino para médicos, residentes, estagiários estrangeiros e alunos de graduação, além de participar de alguns projetos de pesquisa.

Lá também ajudei a fundar a Associação dos Pós-Graduandos da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da USP, além de ajudar na organização de eventos científicos e escrever capítulos para livros editados pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital, entre outras atividades.

Pude também participar do desenvolvimento de novas tecnologias cirúrgicas, como as tireoidectomias minimamente invasivas e a monitorização intra-operatória dos nervos laríngeos. Essas pesquisas levaram ao desenvolvimento da minha tese de doutorado em 2011, cujo o tema foi o Uso do sistema de monitoramento de nervos em tireoidectomias.

Essa relação com a pesquisa e o ensino médico me levaram, em 2006, junto com outros colegas, a organizar um evento muito importante: o Thyroid Cancer International Meeting, um dos eventos científicos mais importantes relacionado ao câncer de tireoide. Também sou o organizador do SIADTI– Simpósio Internacional de Atualização em Doenças da Tireoide, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, entre outros eventos que já ajudei a organizar. Também sou membro da Comissão Internacional do Congresso Mundial de Câncer de Tireoide e um dos quatro brasileiros a compor o Comitê Científico Internacional da Campanha Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço da International Federation of Head and Neck Oncologic Societies, conhecida como Julho Verde.

Desde 2011, sou membro da diretoria da Sociedade Latino Americana de Tireoide, onde ajudei a criar a força-tarefa em cirurgia de tireoide e a Kocher Conference, um foro de discussão cirúrgica durante os congressos desta sociedade.

Em 2015 fui convidado a dar aulas na Faculdade de Medicina da Universidade Nove de Julho – UNINOVE. Atualmente, ministro aulas nas Disciplinas de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e Técnica Operatória.

Toda esta experiência me levou a editar dois livros: Câncer da Tireoide-abordagem multidisciplinar e Cirurgia da Tireoide e da Paratireoide, além de ser autor de diversos capítulos em livros nacionais e internacionais e ser convidado para dar aulas em eventos no Brasil e no exterior, como: México, Colômbia, Argentina, Coréia do Sul, Dubai e Estados Unidos.

Mas devo dizer que, entre tantas atividades, a que me dá mais prazer e a mais importante é, sem dúvida, o privilégio de poder cuidar dos meus pacientes e aplicar tudo o que aprendi ao longo dos anos para oferecer o melhor tratamento possível.

Agora você já sabe quem sou. Se quiser mais detalhes, clique aqui e veja o meu curriculum lattes.

Um grande abraço.

Erivelto Volpi

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar